quinta-feira, 14 de junho de 2007

Suplementos para Bodybuilding (modelagem física)

Fonte: Wikipedia - Artigo: Bodybuilding supplement

Suplementos alimentares são substâncias usadas por atletas de musculação ou outro esporte com pesos para ganho de massa muscular ou ainda para perda de gordura corpórea. Esses suplementos podem também ser usados para a melhora da performance esportiva e recuperação no pós competição ou treino.

Normalmente os praticantes de musculação utilizam em forma de pó a proteina, elemento essencial para a construção muscular. Ela é geralmente consumida imediatamente após a realização do treinamento, ou em substituição a uma refeição. Sendo a musculatura constituida principalmente de proteína, o aumento de sua ingestão faz com que haja recuperação e crescimento mais rápido.

Whey protein (proteína do soro do leite) é o tipo de proteína mais utilizada. Ela contém altos níveis de amino ácidos essenciais não produzidos naturalmente pelo corpo humano e é absorvida muito rapidamente.

Casein Protein é rica em glutamina, um amino ácido que melhora a recuperação, e possui Casomorfina, o qual propicia a absorção lenta de amino ácidos.

Soy Protein (proteína da soja) contém todos os aminio ácidos essencias e é uma alternativa, na ingestão de proteína, para os vegetarianos. No entanto, o grão de soja possui um tipo de phitoestrogênio chamado isoflavona que possui uma ação estrogênica moderada.

Glutamina
É o aminoácido mais abundantemente encontrado no músculo humano, sua suplementação é recomendada pelo fato de que, segundo os fabricantes de suplementos, os níveis de glutamina natural diminuem durante as atividades aeróbias. Outro argumento para sua ingestão seria o de que, com a deficiência de glutamina, os praticantes de musculação poderiam ter seu sistema imunológio enfraquecido, e ainda ter a perda de massa muscular.

Aminoácidos Ramificados (BCAA)

Aminoácidos são blocos construtores de proteínas; o organismo quebra a proteína ingerida na forma aminoácidos no estômago e intestinos. Há três aminoácidos ramificados (BCAA): Leucina, valina e isoleucina. Cada um têm numerosos benefícios em vários processos biológicos. Diferente de outros aminoácidos, BCAAs são metabolizados nos músculos, tendo efeito anabólico e anti-catabólico.


Albumina (proteína da clara do ovo) possui a característica de ser livre de lactose. (Sendo interessante para os que possuem alergias a essa substância).


Substituidores de refeições

O produtos substituidores de refeições podem ser apresentados na forma de pó para ser preparado com líquidos (sucos, aguá etc) ou barras. Ambos são consumidos substituindo uma refeição inteira. Geralmente são ricos em proteína, pobres em gordura, com quantidade pequena até moderada de carboidratos, e contém uma vasta gama de vitaminas e minerais.
A maioria dos Substituidores de Refeições us Whey protein, caseinato de cálcio, soy protein e albumina como fonte de proteína. Os Carboidratos são normalmente derivados de maltodextrina, fibra de aveia, arros integral e farinha de trigo. Alguns também possuem pó de óleo de linhaça como fonte de ácidos graxos essenciais. Podem ainda conter outros ingredientes considerados benéficos, podem incluir creatina, glutamina, cálcio, outros amino ácidos etc...


Pró-hormônios

Os pró-hormônios são precursores de hormônios. Eles são geralmente vendidos a praticantes de musculação como precursores do hormônio natural testosterona. A conversão em hormônios requer enzimas encontradas naturalmente no organismo. Efeitos colaterais não são incomuns. Até o presente momento a maioria dos pró-hormônios não foram suficientemente estudados e os feitos do uso prolongado são ainda desconhecidos. A venda de pró-hormônios sem receita médica é ilegal na maior parte dos países e sua utilização banida pela maioria das entidades esportivas.

Creatina

Creatina é um ácido orgânico encontrado naturalmente no organismo que supre energia às células dos músculos utilizados para movimentos de para explosão, como quando levanta-se peso. Vários estudos científicos demonstraram que creatina pode aumentar a força, energia e massa muscular, assim como reduzir o tempo de recuperação. Estudos recentes também mostram que cretina melhora a função cerebral, memória e reduz a fadiga mental. Creatina é comercializada em várias formas, incluindo creatina monohidratada, efervescente, etc. Afirmação de que a cretina poderia prejudicar o funcionamento renal (devido à eliminação ser principalmente através dos rins), não foi comprovada por estudos científicos.

Termogênicos

Os produtos termogênicos incluem uma ampla gama de suplementos que dizem causar termogênese (elevação da taxa metabólica), aumento da temperatura corporal e conseqüente aceleração da taxa de queima de gordura. Muitos desses produtos continham efedrina, porém, co a proibição dessa substância na maioria dos países, os termogênicos tiveram que utilizar outras alternativas como sinefrina, a qual não tem eficiência comprovada até o momento.

Ativadores de Testosterona

Há diversas plantas e vitaminas bem comos produtos químicos sintéticos dos quais alguns fabricantes garantem poder produzir um aumento nos níveis de testosterona. Entretanto, a eficiência de muitos destes produtos é questionável devido a uma falta da pesquisa científica que comprove sua eficácia.


This article is licensed under the GNU Free Documentation License. It uses material from the Wikipedia article "Bodybuilding supplement". Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.2 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, no Front-Cover Texts, and no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled "Text of the GNU Free Documentation License". Subject to disclaimers.

>>> Para encontrar suplementos alimentares para sua atividade física viste: http://www.suplementosexpress.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário