quarta-feira, 27 de junho de 2007

Desafio Serra de Campos

Desafio Serra de Campos esquenta a serra
por Carolina Botelho foto Omar Matsumoto

Foi empolgante a primeira etapa da Copa VO2 Caloi. Como na prova do ano passado, o circuito estreou em 2007 com o percurso que liga Santo Antônio do Pinhal a Campos do Jordão pela Estrada Velha de Campos. Mais de 400 ciclistas desafiaram os 47 km de asfalto, com 14 km de subida ininterrupta.

A largada do Desafio Serra de Campos aconteceu às 9h30 desse domingo, dia 27 de maio, em Santo Antônio do Pinhal. Os ciclistas se posicionaram para a prova bem antes disso. Por volta das 8h, grande parte já estava fazendo os últimos ajustes na bike, colocando o chip de cronometragem ou acertando os apetrechos para subir rumo a Campos do Jordão.

A paulista Simone Maciel, 41, é massoterapeuta e estava ansiosa antes da largada. Ela andou de mountain bike por 12 anos, há um ano começou a pedalar speed e, no ano passado, ficou em segundo lugar na Copa VO2 Caloi, que teve o mesmo percurso dessa prova. “Adoro subidas. É um grande desafio e quero chegar ao fim sem quebrar”, disse meia hora antes da largada.

Já André Audi, 26, tem mais experiência, já que pedala há 15 anos. “É pura diversão. A subidona é boa para mim. Sou leve e isso ajuda bastante no desempenho”, declarou. Além disso, André acredita que a Copa VO2 Caloi é uma iniciativa excelente. “Tem tudo para virar uma das provas clássicas de ciclismo amador do País”.

Disputa acirrada
No ano passado, o Desafio Serra de Campos teve disputa acirrada. Os ciclistas amadores que participaram treinaram bastante desde então e se preparam para diminuir seus tempos na primeira prova do ano. E foi o que aconteceu. "Fui melhor do que no ano passado, e mesmo assim fiquei fora da briga pelo título", disse Robson Aloísio, 35 anos, vencedor de 2006. Já Izabel Jaguaribe, a primeira colocada no ano passado no feminino, conseguiu baixar apenas cinco segundos, fechando em 1h36min38s. Já Izabel Jaguaribe, a primeira colocada no ano passado no feminino, conseguiu baixar apenas cinco segundos, fechando em 1h36min38s.

Na serra, a pegada foi emocionante. Desde os 15 minutos de prova, alguns ciclistas mais experientes abriram distância, como Thiago Fiorilli, Alex Diniz, Henrique da Silva Avancini e Ricardo Andrey. Alex Diniz deixou Thiago para trás no km 25 e os outros três seguiram em frente. Cerca de um quilômetro depois, Alex e Henrique dispararam e brigaram metro a metro até o km 30.

Mais experiente, Alex deixou que Henrique mantivesse a dianteira em parte da serra, que até pedalou de pé por vários momentos para continuar na disputa. Quando percebeu que o adversário estava cansado, Alex passou Henrique com tranqüilidade e assumiu a primeira colocação até o final da prova. No km 35, por exemplo, liderava folgado.

“Usei a experiência. Esperei ele desgastar para passar”, revelou Alex. Henrique, 19 anos, atleta de mountain bike e estudante de Direito, ficou bem contente com seu segundo lugar. “Vim para me divertir. Tive dificuldade para acompanhar o vencedor na serra. Mas conquistei um bom resultado”, disse.

A animação na chegada à cidade foi emocionante. Muita gente parou para observar o campeão, que atravessou Campos do Jordão pelos bairros do Jaguaribe e Abernéssia até comemorar a vitória no Capivari, em frente à famosa cervejaria Baden Baden. “Foi uma prova bastante técnica no melhor estilo europeu”, disse Alex Diniz, o vencedor.

Guilherme Ballesteros Magalhães, 39 anos, pedala há pouco tempo e adorou a prova. “Não senti dificuldade e terminei em décimo lugar. O melhor é que imaginei que estava nos Pirineus”, diz o mineiro com autoridade de quem foi o melhor brasileiro na última edição do L´Etape du Tour, disputado no mítico Alpe D´Huez.

Mulheres na disputa
No feminino, a briga também foi boa. Izabel Jaguaribe venceu a prova e se tornou bicampeã do Desafio Serra de Campos. “Fiquei dez dias sem treinar. Por isso, me surpreendi com a vitória”, falou.

A personal trainer Marina Verdini, 31 anos, fazia corrida de aventura desde 2000 e resolveu experimentar uma prova de estrada. “Adoro Campos e encarei como um treino. Esperava acabar em duas horas”, comentou. O desempenho de Marina realmente foi melhor do que ela esperava: 1h37min30s e um segundo lugar.

A terceira colocada no feminino foi Carla Prada. Ela caiu no começo da prova e ralou a coxa direita, mas não desistiu. “Queria ficar perto das minhas duas adversárias. Mas não deu por causa da queda. O engraçado é que no sábado fui treinar no percurso da prova e pensei ‘essa curva é perigosa’. E foi exatamente onde caí”, contou Carla, que concluiu o desafio em 1h38min39s.

Clima de inverno em Campos do Jordão
No dia anterior, 26 de maio, os termômetros de Campos do Jordão marcaram 1ºC à noite. Portanto, os ciclistas esperam iniciar a prova em clima de forte inverno. Mas o tempo surpreendeu e o sol apareceu até em alguns trechos da serra. Na chegada, a temperatura estava agradável (15ºC) e os ciclistas puderam aproveitar a tenda da Revista VO2, onde havia frutas, água, isotônico e barrinhas. Por volta das 12h, começou a chover e não parou mais.

Prêmios da Caloi
A Caloi foi a grande patrocinadora do Desafio Serra de Campos. Os primeiros colocados masculino e feminino receberam uma bicicleta Caloi Strada LTD pela vitória. “Ao participar dessa prova, a Caloi quer fomentar o ciclismo amador. O Desafio foi muito bem-organizado e o percurso, desafiador”, disse Ana Paula Nogueira, do marketing da Caloi.

Vídeo da Prova:



Nenhum comentário:

Postar um comentário