terça-feira, 23 de setembro de 2008

Shiro e Carla comemoram vitórias "em casa" no 18º Troféu Brasil de Triathlon

Por: FMA Notícias

ATLETAS VENCERAM DE PONTA A PONTA A 5ª ETAPA DO RANKING NESTE DOMINGO

Dois triatletas com experiências olímpicas, Paulo Miyasiro e Carla Moreno voltaram a vencer no 18º Troféu Brasil de Triathlon, desta vez “em casa” na 5ª etapa do ranking, neste domingo (dia 21), em Santos. Com atuações impecáveis, eles venceram as suas provas de ponta a ponta, sem serem ameaçados em qualquer momento.

Melhor latino-americano nos Jogos Olímpicos de Beijing, o paranaense Juraci Moreira foi outro grande destaque, garantindo o segundo lugar, numa prova de recuperação. A disputa reuniu 674 atletas de 20 estados, além da Argentina, e foi disputada boa parte sob chuva.

Mesmo assim, um bom público prestigiou os competidores, com uma grande festa para Miyasiro, que completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h48min11s, dois minutos e 41 segundos à frente de Juraci. Carla Moreno, também muito festejada pela torcida, cruzou a linha de chegada em 2h04min01s, com incríveis oito minutos de dianteira para a argentina Maria Soledad Omar.

Na prova masculina, o talento local confirmou ser um dos melhores nadadores do Circuito Mundial de Triathlon e aproveitou o conhecimento das condições adversas do mar, para abrir uma grande vantagem sobre os rivais, saindo da água mais de um minuto à frente de seus companheiros de treino Fábio Carvalho e Fred Monteiro.

No pedal, manteve o ritmo forte e ao trocar de modalidade para a corrida a diferença subiu para dois minutos e meio. Sabendo da distância, ele apenas administrou o resultado para festejar a sua segunda vitória no circuito, que o colocou definitivamente na ‘briga’ pelo título. O atual campeão e seu adversário direto no circuito, Fábio Carvalho, foi o terceiro, com 1h49min59s (voltando ao primeiro lugar no ranking), seguido de Fred Monteiro, 1h51min38, e o argentino Ezequiel Morales, com 1h52min04s.

“Eu estava planejando uma vantagem na água e no ciclismo, porque na corrida ainda não estou muito confiante. Então deu tudo certo. Abri boa vantagem e na corrida consegui controlar”, afirmou Shiro, como é conhecido, também vencedor na prova anterior, na USP, em São Paulo, em seu retorno, após uma lesão na coxa, que o tirou de duas etapas..

Na briga pelo título, seu adversário direto será Fábio Carvalho. “Um quer o melhor para o outro e quem estiver melhor vai comemorar em dezembro”, relatou o atleta, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas e vencedor do 17º Triathlon Internacional de Santos, garantindo uma vitória nacional, após 11 anos no masculino.

JURACI - Uma semana após o terceiro lugar no Ironman Brasil 70.3, em SC, e em sua primeira prova na distância olímpica, desde que retornou de Beijing, Juraci gostou de seu desempenho, garantindo um resultado de recuperação. Ele não nadou tão bem como o esperado, saindo em quinto lugar. No pedal, entregou a bike na mesma posição e na corrida ganhou três posições, para garantir o segundo lugar.

“Está indo de acordo como eu esperava. Claro que queria vencer, mas o segundo lugar foi bom. Na largada já perdi o Shiro e tinha de nadar com ele. Todos sabem que aqui o Shiro é favorito. Saí um pouco atrás, tentei correr forte para tirar, mas não deu. Hoje o dia era dele”, contou. “Vamos ver se até a última etapa a gente chega a ponto de bater o Shiro aqui na casa dele. Com certeza, em 2009, minha prioridade será o Troféu Brasil e venho para ser bicampeão”, relatou o atleta, campeão geral em 2005.

Fabinho, que retornou de um período de sete semanas de treino nos Estados Unidos, esperava, pelo menos, o segundo lugar, mas disse estar tranquilo quanto à possibilidade de chegar ao bicampeonato. “O jura tirou uns pontinhos que eu iria precisar, mas está bom. A briga mesmo ficará a ultima etapa, que vale peso 1,5. como já ganhei duas provas, estou confiante que posso chegar ao novo título”, afirmou o atual campeão do circuito.

Ele também destacou as qualidades dos dois concorrentes que chegaram à sua frente. “O Shiro nadou muito, na bike colocou mais tempo em cima ainda e na corrida era muito difícil pegar. O Jura corre muito. Não tem o que falar dele. Tem três olimpíadas de experiência”, elogiou.

HEPTA - Na prova feminina, Carla mostrou grande superioridade desde a natação. No ciclismo foi novamente soberana e na corrida conseguiu ampliar a vantagem. Esta foi a quarta vitória da triatleta nascida em São Carlos, que mora em Santos há mais de quatro anos. Com o resultado, ela reassumiu a liderança do ranking e ficou muito próxima do heptacampeonato. “Ainda tem duas etapas e vou treinar muito e lutar para vencer e aí sim comemorar”, disse.

“Cada etapa é uma história diferente e muita coisa pode acontecer, como um pneu furado, que muda tudo e prejudicar todo o campeonato. Então, não tem clima de já ganhou. Tudo pode acontecer”, afirmou a atleta, que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas.

PRÓXIMAS - O circuito terá mais duas etapas, ambas em Santos. A penúltima prova será no dia 9 de novembro e a grande final, valendo peso 1,5, no dia 6 de dezembro. Todos os resultados e informações no site oficial www.trofeubrasil.com. O idealizador do circuito e um dos maiores entusiastas do triathlon no País, Núbio de Almeida, vibrou com o sucesso da etapa. “Foi tudo fantástico e mesmo com a chuva, não tivemos nenhum acidente. Os apoios do Exército, da PM e da CET foram perfeitos. Foi uma grande festa da nossa cidade, mais um dia coroado com o triathlon, que é um patrimônio de Santos e então a comunidade sempre prestigia, está presente sempre”, destacou.

O 18º Troféu Brasil de Triathlon tem os patrocínios de Fit e Gatorade e co-patrocínios de PowerBar, Speedo e Santaconstancia. Apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Medicalline, AIB, Porto Seguro, MKTE, Webrun, Ativo, VO2 e Santos e Região Convention e Visitors Bureau. Colaboração: Semes, CET-Santos, GMS, 6º BPMI, 2º BIL e 17º GB. Promoção da Tri FM e transmissão da Sportv.

RESULTADOS DA ETAPA

MASCULINO

1 Paulo Miyasiro (Pão de Açúcar/ Avora) – Santos – 1h48min11s
2 Juraci Moreira (Club Social/ Amil/ Fecomércio Sesc Senac PR/ Speedo) – Curitiba – 1h50min52s
3 Fábio Carvalho – Herbalife/Oakley/Mizuno/Merida/PowerBar) – Santos – 1h50min59s
4 Fred Monteiro (Homelife/Third/Flets) – Santos – 1h51min38s
5 Ezequiel Morales – Argentina – 1h52min04s

FEMININO

1 Carla Moreno (Pão de Açúcar/PowerBar/Prefeitura de Santos/Nike/Flets) – Santos – 2h04min01s
2 Maria Soledad Omar (Nutrilatina Age) – Argentina – 2h12min02s
3 Ariane Gomes – Porto Alegre – 2h17min08s
4 Silvia Helena Fusco (Damha) – São Carlos – 2h17min23s

RANKING – APÓS 5 ETAPAS

MASCULINO

1 Fábio Carvalho – 526
2 – Bruno Pereira Matheus – 454
3 Fred Monteiro – 452,5

FEMININO

1 Carla Moreno 585
2 Vanessa Gianinni – 524,5
3 Fernanda Garcia – 470,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário