sábado, 13 de setembro de 2008

O uso da Esteira no Treinamento da Corrida.

BODY & CIA - Assessoria Esportiva

 

Prof. Claudio Bolanho

Diretor Geral

 

Vivendo no mundo dos corredores e seus adeptos, é comum perceber vários atletas fazendo uso da esteira ergométrica em seus treinamentos de corrida.

A esteira ergométrica, apesar de simular a corrida num ambiente fechado (indoor), difere bastante da biomecânica do ato de correr num percurso livre. Para compreendermos melhor, é só pensar, que a força que fazemos na esteira para correr, por ter que vencer uma força contrária (que te empurra para trás), é muito maior do que simplesmente correr livremente.

Apesar disso, dessas diferenças do ponto de vista biomecânico, acredito que a esteira tem grande utilidade dentro de um planejamento de treinamento de corrida.

Cito a seguir, alguns pontos favoráveis e desfavoráveis do uso da esteira, dentro do que acredito ser ideal para um corredor.

Pontos Favoráveis

- permite um treinamento em qualquer condição climática, principalmente quando encontramos situações desfavoráveis, tais como muito frio, chuva, etc.
- com seu grande uso, a maioria das esteiras encontradas, tem recursos modernos, possibilitando simularmos algumas dificuldades, tais como
( variações de velocidade, inclinações diferentes, etc )
- por podermos trabalhar com seus recursos, permite uma apuração melhor de dados coletados, dando uma maior fidedignidade em registros feitos em mesmas circunstâncias de épocas diferentes.
- possibilita uma visualização da biomecânica de correr por parte do corredor, favorecendo a prática de exercícios educativos na frente de um espelho
- abre um leque de possibilidades de treinamentos tais como treino de ritmo, força, velocidade, fartlek , etc.

Pontos Desfavoráveis

 

- com o decorrer do tempo, o treino em esteira se torna monótono. A aderência de pessoas que correm em lugares abertos, é bem mais significativa quando comparadas com as que correm em esteira.
- um corredor de esteira, não enfrenta obstáculos naturais, tais como pisos diferentes, vento, sol, chuva. Dessa forma, quando se depara com os mesmos, seu organismo esta desacostumado a enfrentar tais situações com equilíbrio orgânico.
- a corrida na esteira exige uma maior concentração, senão corre-se o risco de se machucar ao cair da mesma. Com isso, o lado "terapêutico e zen" da corrida confortável, muitas vezes fica em segundo plano.
- treinamento na esteira não possibilita grande sociabilizarão, por sempre estar fixo no mesmo lugar, encontrar as mesmas pessoas, os mesmos costumes. Numa corrida ao ar livre, muita coisa acontece aos olhos do corredor.
- é mais difícil a transferência da especificidade da corrida, ou seja geralmente encontramos um corredor de esteira ter mais dificuldades na rua, do que um corredor de rua ter na esteira. Quanto mais se aproximamos do gesto natural de correr, melhor será o desempenho.

Com esses exemplos, quis mostrar para vocês que o bom senso na hora certa, faz o diferencial. Temos sempre que valorizar o objetivo do corredor, seu modo de correr, sua disponibilidade de tempo, sua motivação. Usar ou não a esteira na prática da corrida, deverá sempre ser questionado levando em considerações todos esses aspectos.

Atualmente priorizo aos meus atletas mais o treinamento de corrida ao ar livre do que em esteira. Uso a esteira em treinos de avaliação de velocidade e F.C., em treinos de ritmo (onde a velocidade constante para uma determinada distância é relevante), em treinos de força (caminhadas na esteira inclinada), e em rodagens quando somos forçados pelas circunstâncias de falta de tempo ou dificuldades do clima. Bons treinos a todos!

 

 www.bodycia.com.br

 



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

3 comentários:

  1. ;( eu caí na esteira....
    Ralei/queimei TODO o meu meio braço esquerdo... Num sei mais o que faço! Já passei algumas pomadas (uma amarela e Nebacetin) e não sara de jeito nnhum! [eu sou burra tbem... isso foi ontem! rsrs]
    Estou pensamdo em ir ao médico mais rapido pssovel....
    Vc poderia me ajudar? Deixa um comentário no meu blog : www.isastellar.blogspot.com eu vou agradecer mto! Espero a sua ajuda... Bjonas Isadora... OBRIGADA VIU?!

    ResponderExcluir
  2. ola

    faço facil 5 kms em 25 mins na rua (12 kms/h)...(em local com marcaçao correta) ja na esteira mal consigo manter os 11 kms por hora... qual a razao disso?
    valeu!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Obrigado pelo seu contato. Vamos a sua resposta..

    Existem alguns fatores que poderão estar dificultando seu desempenho na esteira como:

    Fator 1 - Na esteira existe uma maior desidratação por estar em um ambiente fechado e desidratação é sinónimo de “queda de desempenho”. Para você ter ídeia quando estás a correr na rua sua hidratação deve ser a cada 15 a 20 min. sendo que na esteira terá que beber água a cada 10 min. “Sentir sede já é sinal de desidratação” e já não terás mais tempo para repor a perda de líquidos durante o treino, ou seja, como já dito acima “queda de desempenho meu caro”.

    Fator 2 – Biomecânica: Apesar de habitualmente ser mais fácil correr na esteira fique atendo a sua postura, biomecânica e passadas, pois sem perceber poderá estar tendo um gesto desportivo diferente do habitual na rua. Dica: Na academia quando estiver na esteira peça a um professor para observar sua biomecânica.

    Fator 3 – Com certeza já tens uma influencia psicológica negativa quando vais correr na esteira já iniciando o treino com o pensamento que vai se cansar mais do que se estivesse a correr na rua.

    Fator 4 – Dica: Inicie sempre um aquecimento de 10 min. em um ritmo de trote (leve) onde sua respiração mantenha-se confortável e como pudesse conversar com alguém ao seu lado sem problemas. Podes estar a iniciar com um ritmo muito forte causando já no inicio do treino uma frequência cardíaca elevada e stress muscular antecipado.

    Siga estas dicas e depois diga-me algo. Meu email é bodycia@yahoo.com.br

    Você encontrará muitas mais dicas sobre corrida no meu blogue HELP PROFESSOR.

    Acesse: http://helpprofessor.blogspot.com

    Grande abraço e bons treinos! Prof. Claudio Bolanho

    ResponderExcluir