quinta-feira, 31 de julho de 2008

Potássio..

BODY & CIA - Assessoria Desportiva

 

Potássio

 

O potássio é um mineral essencial em nosso organismo. Faz bem ao coração, pois é essencial para controlar os batimentos cardíacos e para manter a integridade das células em geral. Protege contra o aumento da pressão sangüínea, além de manter o equilíbrio de água no corpo.

A prática de exercícios físicos intensos aumenta os níveis de potássio essencial para produção de uma enzima que é vital para o metabolismo energético. O potássio é utilizado em uma contração muscular, proporcionalmente à quantidade, intensidade e duração das contrações e ele é eliminado através do suor numa média de 190mg por litro, podendo um atleta que treina 3 horas por dia, perder 4 litros de suor, aumentando assim a necessidade de potássio para 750mg.

Quanto mais se gasta o potássio, mais estimulado fica o organismo para armazená-lo. Portanto, é preciso uma dieta com quantidades razoáveis de potássio, encontrado principalmente em verduras, legumes, frutas e cereais integrais. As principais fontes são: tomate, laranja, frutas cítricas e secas, água de coco, produtos de grão integral, banana e abacate, sendo que em termos de frutas, a banana só é superada pelo abacate, que tem o inconveniente de ser rico em gorduras.

Para o praticante de atividade física, fica uma mensagem: Sem uma boa dieta, ocorre o risco de insuficiência de potássio, cujo o sintoma clássico são as caimbras. Mas deixo claro que a caimbra é uma contração involuntária que pode ocorrer por redução da quantidade de água no organismo ( desidratação ), por alteração no balanço de cálcio no interior da célula ou por acidose induzida pelo exercício, e como esses fatores podem ocorrer simultaneamente durante a atividade física, fica difícil identificar o responsável por ela.

Portanto consuma bastante água e não atribua ao potássio a responsabilidade pela caimbra.

Prof. Claudio Bolanho

www.bodycia.com.br

 



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário