domingo, 4 de outubro de 2009

BODY & CIA - Assessoria Desportiva


Boa tarde! Se você não possui um cardio frequencímetro (Relógio que monitora o batimento cardíaco durante a actividade) então leia o artigo abaixo com atenção e saiba como dosar a intensidade dos seus treinos.


Percepção do esforço


Entenda como interpretar o que seu corpo diz durante a prática da corrida e conheça os métodos utilizados para correr com prazer

Conhecer e respeitar os limites do corpo é um dos segredos para se desenvolver uma actividade física segura e saudável. Uma das formas mais simples e utilizadas para controlar a intensidade do exercício é o índice da percepção do esforço realizado, que pode ser adoptado para qualquer actividade aeróbica.


"Existem basicamente duas formas de se medir a intensidade de um treinamento. Uma delas uma delas é o controlo dos batimentos cardíacos, e a outra a percepção de esforço. Costumo dividir esta carga subjectiva em leve, moderada e forte", "Em treinos longos, o ideal é usar cargas leves até moderadas. O ritmo forte é imposto só em actividades mais curtas, como treinos de tiros, ou em competições".


Na dose certa


A melhor forma para o atleta saber interpretar correctamente os níveis de percepção de esforço durante uma actividade é com a experiência adquirida ao longo dos treinamentos.


"Quem está no começo não têm dificuldades quando o treino é leve ou moderado, mas, geralmente, não consegue manter o ritmo forte o tempo inteiro. O iniciante acha que conhece, mas tende a forçar um pouco mais, isso é falta de experiência. A orientação do treinador e o tempo vão dar esta percepção exacta aos atletas".


"Alguns têm dificuldade de interpretar o que é moderado e o que é forte. Cabe ao treinador orientar e dar parâmetros para ele saber dosar o ritmo. Com o tempo, o corredor passa a conhecer melhor seus limites e a interpretar correctamente a percepção de esforço".


Vantagens e desvantagens


Uma das principais vantagens de se usar a percepção de esforço nos treinamentos é que ela permite ao atleta saber dosar seu ritmo e não forçar demais, mesmo se não estiver se sentindo tão bem.


"Na teoria, o frequencímetro tem mais vantagens, pois possui parâmetros exactos. Só que a frequência cardíaca pode variar se o atleta teve um dia stressante no trabalho ou se treina na hora do almoço, quando está mais quente". "A vantagem da carga subjectiva é que ela é baseada em como o atleta está se sentido na hora do treinamento, pois, para um amador, cada dia é diferente", completa o treinador.


"O problema da percepção de esforço é que nem todos conseguem interpretá-la. Algumas vezes, até mesmo os mais experientes têm dificuldades para dosar o ritmo". "Tem dias que a pessoa acha que está em um ritmo leve, mas, quando termina o treino, sente que forçou de mais". Sendo assim fique sempre atento aos sinais do seu corpo.


Escala de Borg


Uma das formas mais conhecidas de quantificar a intensidade do exercício é pela escala de Borg, desenvolvida pelo fisiologista sueco Gunnar Borg. A tabela possui diversas "adaptações", mas a mais comum tem números que variam de 6 a 20. O número mais baixo representa um esforço quase nulo, e o mais alto uma actividade exaustiva, como demonstra a tabela abaixo:

6 Muito fácil

7 Muito fácil

8 Muito fácil

9 Fácil

10 Fácil

11 Relativamente Fácilc

12 Relativamente fácil

13 Ligeiramente cansativo

14 Ligeiramente cansativo

15 Cansativo

16 Cansativo

17 Muito cansativo

18 Muito cansativo

19 Exaustivo

20 Exaustivo


Professor Claudio Bolanho

Director Geral


Nenhum comentário:

Postar um comentário