quarta-feira, 4 de março de 2009

Nova Matéria no site da MidiaSport

Obs.: A matéria abaixo foi publicada no site www.midiasport.com.br, que está (nos) acompanhando na jornada de preparação para o IronMan Floripa 2.009. Logo abaixo vai o depoimento de mais 3 "cumpanheiros" o Clodoaldo, Givaldo e o Virtual, opa, digo Eduardo...
O MidiaSport estará publicando outras matérias até o dia fatídico (31/05), acompanhem no site ou aqui em nosso Blog...

Douglas Bunder

Triatletas amadores contam sobre os treinamentos rumo ao Ironman 2009

O Ironman Brasil 2009 será em 31 de Maio, mas alguns triatletas já estão no ritmo dos treinos desde o final de 2008.
O MidiaSport está acompanhando a rotina de 11 pessoas dispostas a encarar (alguns deles mais uma vez) o desafio do Ironman.
A idéia nasceu em parceria com a Assessoria Esportiva Way2Run, a qual um dos proprietários é integrante deste programa: o triatleta Enzo Amato, que já participou de outros Ironman.
Estamos dando continuidade às entrevistas e curiosidades sobre o Ironman 2009. Outros 3 integrantes do Projeto Ironman 2009, que o MidiaSport está acompanhando até a data da prova, se manifestaram e trazem informações para compartilhar com os leitores, atletas e triatletas que acompanham as novidades pelo MidiaSport.

Veja o que eles contaram sobre a rotina e trajetória de treinos rumo ao Ironman:

Um deles é o iniciante no Ironman e bancário Clodoaldo Oliveira, de 30 anos, que nasceu em Carlópolis no Paraná, mas vive em São Paulo e pela 1ª vez participa do Ironman! Ele disse o seguinte: ”Este será o meu primeiro desafio no Ironman. Acredito que o Ironman nasceu para pessoas teimosas e que querem desafios na sua vida, quando eu comecei o Trathlon em Setembro de 2007 nem sabia o que era o Ironman, em 2 meses de treino conheci com meu amigo Douglas Bunder (também integrante do Projeto Ironman 2009). Ele me contou sobre a sensação de completar um Ironman, e teimoso que sou e movido a desafios, falei pra ele em 2009 eu faço!
Atualmente tenho acompanhamento de uma profissional da área de nutrição e um profissional que passa minhas planilhas e acompanha meus treinos, onde no período de base os treinos chegam 12km de natação, 300km de ciclismo e 60km de corrida. Geralmente os treinos durante a semana são mais fracionados e no fim de semana são treinos mais longos. Tem que gostar muito de treinar, pra mim, ajuda a ter disciplina e isso pode ser levado tanto para sua vida pessoal quanto profissional. Como minha esposa me incentivou a entrar no esporte, ela entende e apóia totalmente.”


Nosso próximo Ironman é o veterano e experiente Givaldo Triunfo de 48 anos, que é professor de Educação Física e técnico de triathlon e corrida. Sua terra natal é Riacho das almas em Pernambuco, mas atualmente vive em São Paulo. Saiba como foram as participações anteriores e sua trajetória para 2009: ”Já participei de 8 Ironman sendo 1 em Porto Seguro na Bahia no ano de 1998 e os outros 7 em Floripa. Não fiz o de Floripa em 2008 devido à contusões.

Meus treinamentos se dividem da seguinte maneira:
- Natação: quartas, sextas e Domingos;- Corrida: Terças, quintas e Sábados e - Ciclismo: Segundas, quartas e Sábados.
Às vezes no treino de Sábado é feita transição com corrida, seguida da bicicleta. Tenho uma academia o que me facilita um pouco para executar os treinamentos, pois consigo sair para treinar e sou solteiro, o que ajuda muito em termos de horários. Fui corredor de médias e longas distâncias durante a vida toda. Estou na prática do triathlon há 15 anos e ironman há 10 anos, sou péssimo nadador, fato de ter sido corredor a vida inteira e aprendi a nadar com mais de 30 anos, meu ciclismo considero médio e tenho uma corrida forte em relação ao triathlon.
Praticar Ironman é um objetivo de vida, algo que é prazeroso, um anti- stress, ultrapasso os limites”.


E para finalizar esta matéria outra história de um Ironman. Agora quem conta um pouco da trajetória é o paulistano Eduardo Prunonosa de 34 anos. Ele também é bancário e mora em São Paulo.

“Minha estréia foi no Ironman de Florianópolis 2008. Participar do Ironman significou a realização de um sonho que parecia impossível. Me apaixonei pela prova desde a primeira vez que vi um DVD do evento em 2005 e resolvi que aquela seria minha meta em um futuro próximo. Sempre tive vontade de ter uma tatuagem, mas nunca consegui encontrar um desenho que tivesse algum significado para mim e após a prova tatuei a marca IRONMAN na perna direita.

Conciliar vida profissional e treino nem é tão complicado, pois penso que vou trabalhar todos os dias, e por que não treinar? Acordo todos os dias às 5h da manhã para correr, andar de bike ou fazer musculação e em outros três dias da semana ainda nado à noite.

Como disse meu amigo Douglas Bunder ((também integrante do Projeto Ironman 2009), para conciliar os treinos com a vida pessoal só mesmo tendo uma mulher e uma família que compartilhem do sonho com você, sem isso tudo ficaria muito mais difícil ou quase impossível.

Esse ano conseguimos a orientação profissional da nutricionista Vanessa Pimentel que tem ajudado bastante na performance durante os treinos. Em menos de 3 meses já perdi 9 Kg e queimei metade da gordura do meu corpo, o que faz com que tudo melhore na preparação para a prova.

Quanto ao psicológico com certeza ele é um fator primordial na conclusão de um Ironman, pois só quem está lá sabe o que se passa na cabeça depois dos 30Km da parte da maratona, ou seja, se você não quiser muito, provavelmente não vai conseguir.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário