domingo, 17 de agosto de 2008

O Movimento dos "Braços"

BODY & CIA - Assessoria Desportiva
 
O Movimento dos "Braços"

Ao observarmos biomecanicamente um atleta correndo, notaremos que muitas vezes as articulações funcionam assimetricamente condicionando os músculos de uma forma a produzir as alterações posturaes. Um exemplo disso é um corredor que, ao se deslocar, movimenta um braço mais a frente que o outro. Com toda a carga de treino e de competições aquela atitude ira se repetir tantas vezes que depois de um tempo o que era um vicio passa a ganhar uma musculatura mais encurtado de um lado que do outro.

Não só nos braços, mas também na coluna , pois ao movimentarmos os braços, sempre em oposição ao movimento das pernas (movimento dissociativo entre cintura escapular e cintura pélvica) giramos todo o tronco promovendo uma torção fundamental para a saúde da coluna. Se este giro se der mais de um lado do que do outro com o tempo naturalmente teremos a tendência de apresentarmos uma rotação de tronco favorecendo a formação de escolioses e possivelmente dores nas costas .

Outra atitude que percebemos é aquela em que o corredor corre com os cotovelos presos ao corpo. Neste caso o que pode ocorrer é a falta de movimento da coluna durante a corrida o que acarretará em dores nas costas , pois a rigidez associada com o impacto se encarregará de castigar esta coluna, se contar a perda de performance de se correr com uma parte do corpo presa. Pôr fim gostaria de comentar a respeito daqueles braços que se cruzam na frente do corpo. No que diz respeito a postura muitas vezes este movimento nos engana parecendo que a coluna esta se movendo mas na verdade esta rígida, sem contar o deslocamento que ao invés de se resultar para a frente alterna-se para os lados significando perda de energia desnecessária.

O correto durante a corrida é movimentar os braços no sentido antero posterior, sentindo a rotação da coluna dorsal, sem deixar que os ombros se elevem para não ficarem tensos.

Todos nós já ouvimos falar que postura é importante na vida de um corredor, mas não basta sabermos , devemos nos cuidar para prevenir lesões e também melhorar nossa performance.

 

Tenha uma ótima semana! Prof. Claudio

 

www.bodycia.com.br



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário