segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ex-olímpicos, Shiro e Carla Moreno vencem etapa USP do 18º Troféu Brasil de Triathlon

Fonte: FMA Notícias

Representantes do triathlon brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 e fora de Beijing, por decisões pessoais, os paulistas Paulo Miyasiro e Carla Moreno confirmaram os favoritismos e venceram a 4ª etapa do 18º Troféu Brasil de Triathlon, disputada neste domingo (dia 24), na Cidade Universitária da USP, na capital paulista. A prova reuniu 700 triatletas de 22 estados e também da Argentina, confirmando o fato de ser o principal circuito do Continente na distância.
Eles enfrentaram o contraste da água gelada da raia olímpica, na natação, com o forte calor nas ruas durante o pedal e a corrida. Na disputa masculina, o santista Miyasiro cruzou a linha de chegada em 1h59min52s, após nadar 1,5 km, pedalar 40 km e correr mais 10 km. O catarinense Igor Amorelli, que chegou a assumir a ponta na metade do ciclismo, chegou exatos 30 segundos depois, e o argentino Ezequiel Morales, numa prova de recuperação, garantiu o terceiro posto, com 2h02min20s.
O vencedor disse que fez a estratégia correta, forçando na natação, o seu forte, e deixando para definir na corrida, onde também está bem. Depois de ficar de fora das duas últimas etapas, por lesão, o atleta de 32 anos volta à briga pelo inédito título na carreira, podendo festejar a conquista “em casa”, uma vez que as três etapas decisivas serão em Santos. “Esse final de ano esse é o meu objetivo e quero ir bem nas três provas”, frisou o campeão do Triathlon Internacional de Santos, este ano.
Sobre a Olimpíada, Shiro deixou claro que a sua decisão foi acertada, para poder dar atenção às provas no Brasil. “Fiquei torcendo pelos meus amigos, o Jura (Juraci Moreira), o Reinaldo (Colucci) e a Mari (Mariana Ohata). Eu sei da luta. Só de chegarem lá, eles estão de parabéns”, afirmou, não mostrando arrependimento por não ter disputado a vaga. “Eu fiquei um pouco afastado do Circuito Mundial e foquei em correr um pouco mais no Brasil. Foi opção minha, estou satisfeito. Acabei de casar e tenho outros planos, como um Ironman, talvez”, revelou Shiro, como é conhecido.
Igor Amorelli, de Balneário Camboriú, vibrou muito com o seu melhor resultado até hoje no Troféu Brasil. O atleta pedalou muito forte e na metade do trajeto assumiu a ponta. “Hoje gostei muito. Consegui aguentar com o Shiro. Estou muito feliz. Sou fã do Shiro e só de competir com ele, já é para comemorar”, comentou o triatleta de 24 anos, que começou a competir em 2005 e se tornou profissional em 2007
Morales também festejou a colocação. Ele saiu da natação no bloco de trás e ultrapassou mais de cinco rivais para terminar em terceiro. “Faltou um pouquinho mais de força no pedal para ficar mais perto do Igor e do Shiro, para ter mais possibilidade de brigar pela primeira posição. A corrida é sempre o meu forte, tenho confiança e entreguei a bike para buscar o terceiro lugar e consegui”, contou o competidor de 35 anos.
REVELAÇÃO - Ainda entre os homens, o santista Fred Monteiro ficou na quarta posição, à frente do curitibano Geovani Muchinski, a grande revelação da prova. Ex-ciclista e triatleta há apenas um ano, ele mostrou ter um pedal muito forte e entregou a bike em terceiro lugar. Aos 28 anos de idade, Geovani ainda é novato na modalidade. “Antes, eu só pedalava. Como eu já sabia nadar um pouquinho decidi encarar o triathlon no ano passado e fiz as duas últimas etapas no amador”, lembrou o atleta, que se sagrou campeão geral amador na prova final.
Nesta temporada, incentivado por amigos, decidiu logo encarar a categoria profissional. Na estréia, na etapa de abertura, em Santos, ficou com a 14ª posição. “É difícil conciliar treinos com o trabalho e falta de apoio, mas fiquei muito satisfeito com a minha colocação. Fui muito mal na natação, saí uns quatro minutos atrás e fui buscar no pedal. Agora é lutar para melhorar”, destacou.
Hexacampeã não teve rivais
Entre as mulheres, Carla, que desde 2004 mora em Santos, manteve a invencibilidade na USP, dando mais um passo rumo a heptacampeonato. Em momento algum, ela teve a liderança ameaçada, completando a prova em 2h14min30s. Foi cinco minutos e sete segundos superior à campineira Vanessa Gianinni. A santista Fernanda Garcia foi a terceira colocada, com 2h22min18s.
“Fiz tudo o que eu poderia fazer. Eu venho para o que estou programada a fazer. Cada prova tem um objetivo diferente”, afirmou a atleta, revelando que desta vez, a tática foi treinar o início forte na natação e os cinco km decisivos na corrida. “Também aproveitei para testar novos produtos. Testei na prova a bermuda de compressão, que vem me ajudando bastante na recuperação muscular nos treinos”, acrescentou a atleta de 32 anos.
“A Flets, meu novo patrocinador, em parceria com a Santaconstancia, que está investindo no triathlon, desenvolveu esse produto e senti uma melhora. Quem ainda na ponta não é quem treina mais, é quem se recupera melhor a cada treino”, complementou.
Assim como Shiro, ela também optou por não disputar a vaga para Beijing e afirmou não estar arrependida. “Sei o que estou fazendo. Minha equipe de trabalho sabe o que preciso. Não faltará oportunidade para voltar ao Circuito Mundial. Estou sendo preparada para as próximas temporadas. Esse ano o objetivo é treinar, construir uma boa base para dar bastante paulada”, argumentou.
Sobre a possibilidade do hepta, Carla não quis contar vantagem. “Ainda tem mais três etapas, todas na minha Cidade, e estarei na briga até o final. Se eu vou ganhar, não sei. Só Deus sabe”, falou. Já Vanessa, vencedora da etapa anterior, em Goiânia, esperava uma atuação melhor. “Não larguei bem na natação, mas em geral foi bem. Queria ter ido um pouco melhor. A briga pelo título ainda está aberta e a Carla é a favorita e sempre será a triatleta que todas profissionais perseguirão. É um exemplo que todas querem seguir”, anunciou a triatleta de 26 anos.
Fernanda Garcia, vice-campeã do circuito em 2007, ficou satisfeita com o desempenho. “Eu estava confiante com a minha corrida, peguei logo no começo a terceira colocada e daí foi só manter, porque a Gianinni já era mais complicado. A minha idéia é ficar entre as três. A primeira e segunda já eram esperadas. Elas estão mais fortes mesmo este ano”, conformou-se Fernanda, de 25 anos.
Tuanny Viegas, de São Carlos, uma das promessas da categoria, chegou em quarto lugar, e a experiente argentina Maria Soledad Omar (mulher de Ezequiel), de 35 anos, completou o pódio feminino.
Em sua 18ª edição consecutiva, o Troféu Brasil de Triathlon terá mais três etapas neste ano, todas em Santos, cidade considerada a capital da modalidade e onde o circuito “nasceu”. A próxima prova será no dia 21 de setembro. Os resultados completos da etapa da USP estão disponíveis no site oficial www.trofeubrasil.com.
O 18º Troféu Brasil de Triathlon tem o patrocínio de Fit e co-patrocínios de Gatorade, Speedo e Santaconstancia. Apoios de PowerBar, Porto Seguro, Prefeitura Municipal de São Paulo, Ativo.com, Treino Online. Colaboração: CEP/USP, Polícia Militar, PCO e CET/SP. Organização e realização: NA Sports.

Nenhum comentário:

Postar um comentário