terça-feira, 12 de agosto de 2008

CURIOSIDADES DO TRIATHLON - fonte uol

Cuidado, tubarões!
Em Sydney-2000, na estréia do triatlo nos Jogos, a preocupação foi a natação. Além da baixa temperatura da Baía de Sydney, os atletas tiveram de lidar com a ameaça de tubarões. Para prevenir acidentes, a organização colocou mergulhadores que acompanharam os atletas. Eles foram munidos de dispositivos que emitiam ondas eletromagnéticas para repelir os animais. Não foi registrado nenhum acidente.
Para todas as idades
O triatlo é formado de três modalidades que exigem muito do atleta, tanto que é considerado um dos esportes mais completos que existe. Mas isso não significa que se tenha que ser jovem para entrar na disputa. A freira norte-americana Madonna Buder, de 76 anos, provou isso na prática. No Ironman do Havaí de 2006, ela terminou o percurso em 16h59min, apenas um minuto antes do tempo-limite previsto para a prova.
Vou de táxi
Em sua primeira edição, o triatlo não foi vencido por atletas, mas por um taxista. Gordon Haller era um dos 15 competidores da prova, mas estava longe de ser o favorito. No entanto, alguns pararam na metade. O marinheiro John Collins, por exemplo, parou para jantar num pequeno restaurante. Outro marinheiro, chamado Yohn Dunbar, liderava a prova e ficou para trás em um bar. Resultado: um taxista acabou com o título.
VOCÊ SABIA?
O triatlo é uma das modalidades em que a superação é fundamental, pela sua dificuldade. Um momento de esforço ocorreu em uma das disputas do Ironman, no Havaí. Já desgastada, a atleta norte-americana Julie Moss foi ao chão metros antes da linha de chegada. Determinada, completou a prova engatinhando.
Uma das provas mais tradicionais de triatlo acontece num cenário no mínimo exótico: a ilha de Alcatraz, nos Estados Unidos, famosa por sua prisão de segurança máxima, hoje desativada. Tendo como cenário a antiga penitenciária, a primeira edição foi idealizada após o Ironman de 1979 e realizada em 1981.
Quem considera completar os 3,8 km de natação, 180 de ciclismo e 42 km de corrida de um Ironman um absurdo, precisa conhecer as regras de disputa do DecaIronman. Trata-se de uma competição realizada no México em que o atleta deve competir um Ironman por dia, durante dez dias consecutivos.
Na natação, que é feita no mar, é muito comum que o atleta se perca ou pegue um caminho mais longo para chegar até a bóia, pela falta de visibilidade. Há, porém, uma dica que os atletas menos experientes usam: ir dando pequenos toques no pé do competidor a sua frente, para segui-lo com maior facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário