sábado, 21 de julho de 2007

Suplemento para 'malhação' também pode melhorar cérebro

Fonte: BBC Brasil

A creatina, substância usada em suplementos alimentares e conhecida por melhorar a performance de atletas, pode também estimular a inteligência, de acordo com um novo estudo.

A creatina é encontrada naturalmente no tecido muscular e se tornou popular entre praticantes de musculação.

Entretanto, cientistas dizem que ela também tem um papel de manter níveis de energia cerebral e que a substância pode melhorar a capacidade mental.

Pesquisadores da Universidade de Sydney e da Universidade de Macquarie, as duas da Austrália, fizeram um teste oferecendo creatina a 45 voluntários adultos.

Carne

O teste foi feito apenas com vegetarianos, já que a carne é uma fonte de creatina e seria difícil medir o quanto uma pessoa comeu.

Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu creatina e outro tomou uma substância neutra por um período de seis semanas.

A habilidade de repetir uma longa seqüência de números foi testada.

Os pesquisadores também aplicaram um teste de QI nos participantes.

Descobriu-se que, pelo menos no curto prazo, os suplementos com creatina tiveram um efeito muito positivo.

"Os dois testes exigem poder de rapidez cerebral e o teste de QI foi concluído sob pressão", disse Caroline Rae, cientista que liderou o grupo.

"Os resultados foram claros com os dois grupos e em dois cenários. O suplemento com creatina deu um estímulo significante ao poder cerebral."

Entre o grupo que tomou creatina, a capacidade de memorizar números longos passou de uma média de 7 dígitos para 8,5 dígitos.

Rae acredita que a creatina aumenta a quantidade de energia disponível para o cérebro fazer cálculos, melhorando a habilidade mental como um todo.

Riscos

Ainda se sabe pouco sobre os efeitos de longo prazo da creatina.

Há relatos de conseqüências no balanço de açúcar do sangue.

O suplemento também pode causar um odor desagradável na pessoa que o toma.

Não há evidência de que o estímulo mental possa continuar com o passar do tempo, mesmo se os pacientes tomarem a creativa por meses em vez de semanas.

"A suplementação de creatina pode ser usada para quem precisa melhorar a capacidade cerebral a curto prazo, como estudantes universitários", disse Rae.

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings B, da Royal Society britânica.

OBS.: A venda de creatina para uso humano é proibida no Brasil.

>>> Visite o site: www.suplementosexpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário