quarta-feira, 4 de julho de 2007

IronMan Brasil 2007 - Entrevista

Fonte: www.midiasport.com.br
Redação MidiaSport / Reportagem Mariana Ferrari / Foto: André Attard - MidiaSport

Entrevista com Enzo Amato – Atleta e Personal Trainer, sobre o IronMan Brasiltelecom Florianópolis 2007

1- Qual nível técnico ou físico a pessoa deve ter para realizar e completar uma prova tão difícil como o Ironman?

Acredito que seja necessário ter uma bagagem em provas de longa distância, maratona por exemplo, pois além do físico é preciso muita força mental para aguentar um dia inteiro de prova. Seja você profissional ou amador, seu corpo vai reclamar e você precisa saber se pode seguir ou não.

2- Como dosar os treinos de cada modalidade?

Normalmente a modalidade que dura mais tempo se treina mais vezes na semana. No caso de um atleta amador como eu, que precisa conciliar trabalho e treinos, consegui dividir da seguinte maneira. 2x por semana natação, 3x corrida, de 3 a 4x ciclismo e pelo menos uma vez por semana o merecido e necessário descanso. É normal também treinar 2 modalidades no mesmo dia, seja em dois períodos, manhã e tarde ou mesmo uma logo após a outra como na prova. É importante ter o acompanhamento de um professor de Educação Física para dosar os treinos, pois cada pessoa tem uma necessidade e todos precisam ter cuidado para não se lesionar já que a carga de treinos é grande.

3- Quanto tempo antes da prova o atleta deve se preparar, com relação aos treinos e alimentação?

Depende da pessoa, se ela já tem um histórico em provas longas, se vem praticando atividade física, mas uma coisa é certa, alguns meses antes da prova os treinos longos vão ficando cada vez maiores e o corpo precisa aguentar. Sou praticante de corrida há 10 anos e já fiz algumas maratonas, por isso acredito ter uma condição física boa. No meu caso, iniciei os treinos na São Silvestre, portanto 5 meses antes do grande dia.
Quando você se prepara para uma prova dessa magnitude, quer fazer tudo direito, por isso procurei uma nutricionista e o trabalho dela me ajudou muito nos treinos e na prova.

4- Como deve ser feita a alimentação e hidratação antes e durante a prova? Que tipo de alimento deve ser ingerido?

Fiz meu café da manhã como de costume, 2 horas antes da largada, portanto 5 da manhã. Pão de forma com requeijão light, queijo branco e peito de peru e ao invés de leite desnatado com achocolatado, tomei um suplemento hipercalórico indicado pela minha nutricionista que adicionou 500Cal a mais no meu café da manhã. Calorias que seriam gastas logo no início da prova, por isso é muito importante saber o que levar consigo e o que ingerir durante as várias horas de esforço. Na natação era oferecido água na metade do percurso, mas nesse caso não tomei. Na transição para o ciclismo enchi os bolsos da camiseta com o que pretendia comer durante a modalidade, tinha 12 bolinhas de arroz japonês chamado Moti, que é bem concentrado em carboidratos e sacia a fome, coisa que o Gel não faz. Também levei bolachas salgadas e torrone. Me alimentava a cada meia hora, e nos postos de hidratação os staff ofereciam isotônico, água e banana, e em cada posto eu pegava o que achava que precisava mais.

Na corrida os postos de hidratação estavam a cada 2Km e tinham de tudo, refrigetante, água, isotônico, sal, bolacha salgada, fatias de bolo e a partir de certa hora até sopa quente de batata. Durante a corrida num Ironman você pode comer somente alguns alimentos se você estiver correndo forte, mas como a maioria corre em ritmo confortável o corpo aceita qualquer coisa desde que em porções pequenas. Por isso não deixei escapar nada, em cada posto pegava um ou dois ítens citados acima.

5- E depois da prova, como deve ser a recuperação do atleta, com relação à alimentação, treino, descanso, etc?

Logo depois da prova comi e bebi tudo o que me ofereciam na área reservada aos atletas. Pão de queijo, pizza, bolo, refrigerante, sopa, isotônico e até sorvete. Não que estes sejam os principais alimentos para depois de uma prova, alguns eram de expositores divulgando o produto, mas em se tratando de Ironman até sopa de pedra repõe as energias.

Claro que depois de mais de 12 horas de prova eu podia comer qualquer coisa, mas acabei comendo o que normalmente como nas refeições.
Fiquei 2 dias sentindo dores musculares leves por todo o corpo, voltei a treinar uma semana após a prova, porém em menor intensidade e duração. Pretendo treinar dessa maneira por uns 2 meses para o corpo descansar e recuperar 100%. Também acho interessante praticar outras modalidades nesse período como musculação, tênis etc.
Depois da prova passei uma semana com sono durante o dia, mesmo dormindo bem a noite.

6- Descrever a sensação que teve ao participar de um Ironman. Como foi este desafio?

Cheguei em Floripa 3 dias antes da prova e já é possível sentir a vibe do ambiente. Só gente bonita pra lá e pra cá de bicicleta, correndo, e até nadando com a roupa de borracha. A feira de esportes sempre cheia de gente, o enorme tablado que vai da areia da praia até a área de transição que também é enorme. Só de olhar praquilo tudo dá vontade de fazer o tempo passar mais rápido pra ouvir logo a buzina de largada, mas ainda faltam dias. Estava ansioso na Sexta arrumando a sacola de special needs que teríamos que entregar no Sábado junto com a bicicleta, mas meus amigos estavam bem mais apreensivos que eu, talvez por já saberem o que vinha pela frente ou pela pressão de buscar certo resultado na prova. Como era o meu primeiro, só queria chegar ao fim do percurso.
Ouvi amigos dizendo que se emocionam na largada e chegam até a chorar, quando ouvia isso achava exagero, mas só estando lá pra saber o que é encarar um desafio que só de pensar parece impossível, começar ao nascer do sol e só parar a noite. Em determinado momento na corrida me emocionei ao ver meu pai me incentivando, ao perceber que já havia diminuido meu ritmo devido ao cansaço disse "é isso aí, devagar e sempre" algo tão simples, mas que naquele momento foi tão motivador que me fez seguir para os últimos 11Km que faltavam para me tornar um Ironman. Encontrei meu pai novamente faltando uns 100 metros para a chegada, ele bateu a última foto e seguimos de mãos dadas até cruzar o pórtico de chegada, os dois sorrindo nos abraçamos. Muitos cruzaram aquele pórtico antes que nós, mas só de terminar a prova você realmente se sente um Ironman. Todos que cruzaram aquele pórtico passaram por uma provação naquele dia, desde o que fez em pouco mais de 8 horas até o que levou quase 17, todos são vencedores.

7- Mensagem e dica para incentivo ao esporte aos atletas amadores.

Há 10 anos atrás meu objetivo era completar uma prova de 5Km, pois era estreante na modalidade, a medida que o tempo foi passando fui exigindo mais de mim mesmo e curtindo cada prova terminada.
Estipule objetivos num esporte que te agrade e treine para alcançá-los, degrau por degrau, você vai perceber que cada conquista tem um sabor especial e que é mais legal conquistá-las por partes do que acabar logo com a brincadeira. A vivência de ganhar e perder que o esporte proporciona é válida para vários momentos da nossa vida profissional e amorosa, por isso incentive as pessoas que você gosta a praticar algum esporte.


Entrevistado: Enzo Amato – Atleta e Personal Trainer (Assessoria Way2Run)
www.way2ran.com.br

Um comentário:

  1. Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

    ResponderExcluir