segunda-feira, 30 de julho de 2007

Brasil fica em terceiro no quadro geral de medalhas do Pan

Fonte: ativo.com

O Brasil termina sua participação no 15º Jogos Pan-americanos com sua melhor campanha na história da competição. Competindo em casa, com o apoio de uma ruidosa torcida, os atletas brasileiros conseguiram superar recordes em várias modalidades e levaram medalhas de ouro em importantes esportes coletivos, como Volei, Basquete e Handebol e também onde não eram favoritos, como no tênis masculino, que deu neste domingo (29) a última medalha, de ouro, ao Brasil.

Com o encerramento das competições, o Brasil ficou com a terceira colocação no quadro geral de medalhas. Apesar dos bons resultados, a esperança de superar a eterna rival Cuba na classificação geral não foi possível, faltaram cinco medalhas de ouro.

No total, o Brasil encerra sua participação neste jogos Pan-americanos com 161 melhadas, sendo 54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze. Cuba fechou a competição com 135 medalhas, porém, com cinco ouros a mais que o Brasil (mais 35 de prata e 41 de bronze). Os Estados Unidos lideram com folga o ranking, num total e 237 medalhas, sendo 97 de ouro, 88 de prata e 52 de bronze. Canadá ficou com a quarta colocação, num total de 137 medalhas, sendo 39 de ouro. México foi o quinto na classificação geral, com 73 medalhas - 18 de ouro.

Em 2003, o Brasil conquistou 30 medalhas de ouro, sendo o judô o maior medalhista dourado da disputa, com cinco ouros. No Rio, entretanto, o destaque foi a natação brasileira, que deu ao país nada menos que 29 medalhas, sendo 12 de ouro. Não à toa, o nadador Thiago Pereira, que conquistou oito medalhas neste Pan, seis delas de ouro, será o porta-bandeira do Brasil neste domingo à noite, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos, no Maracanã.

O Brasil também teve pódios inéditos nesta competição, como no badminton, esgrima feminina e na luta greco-romana. O festejado Vôlei masculino quebrou o jejum de 24 anos sem ouro, bem como o boxe, que há 44 anos não subia no lugar mais alto do pódio.

Além da grande campanha da natação, outras modalidades também fizeram sua melhor participação em jogos Pan-americanos, como o atletismo, o ciclismo e a ginástica artística, taekwondo e luta. Para o ministro do Esportes, Orlando Silva, um dos legados do Pan no Rio de Janeiro já podem ser mensurados, com a realização dos campeonatos mundiais de judô, de jogos militares, de nado sincronizado e de futebol de salão nas instalações do Pan em 2007 e 2008.

>>> Quer melhorar sua performance? Visite www.suplementosexpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário