quarta-feira, 1 de junho de 2011

Triathlon: Eduardo Sturla é tetra no Ironman Brasil 2011. Amy Marsh vence entre as mulheres

Fonte: Finalsports - Data: 29/05/2011

O Ironman Brasil já tem seu maior vencedor da história. Neste domingo, em Jurerê Internacional , em Florianópolis (SC), o argentino Eduardo Sturla garantiu seu quarto titulo na competição e o status de maior vencedor da história. Ele completou os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,1km de corrida da única seletiva da América Latina do Mundial Ironman com o tempo de 8h15min03s. O segundo lugar ficou com o brasileiro Guilherme Manocchio, de Curitiba (PR), que fechou a prova em 8h17min20s. Outro argentino, Ezequiel Morales, vice no ano passado, ficou com o terceiro lugar.

No feminino, a norte-americana Amy Marsh estreou na prova com vitória . Ela completou com o tempo de 9h09min39s, seguida por Lucie Zelenkova, da República Checa, 9h16min14s, e pela brasileira Ariane Gomes Monticeli, com o tempo de 9h19min15s . Foi a quarta conquista de Marsh em provas deste gênero nos últimos três anos. Destaque para o quinto lugar de Fernanda Keller, com cinco títulos do Ironman Brasil .

A 11ª edição do Ironman Brasil começou em grande estilo. Ao nascer do Sol em Jurerê Internacional , 1.823 triatletas de 34 países largaram para mais um dos mais difíceis desafios do esporte mundial. Na areia, milhares de pessoas acompanharam o início da disputa com muita animação, sem se importar com a brisa fria da manhã na capital catarinense. A possibilidade de ver de perto alguns dos melhores nomes do triatlo mundial, bem como prestigiar parentes e amigos, motivou o público.

Para Carlos Galvão, diretor-geral do Ironman Brasil , a competição teve, mais uma vez, resultado positivo.

"Nossa análise é de mais um sucesso que, sem dúvida nenhuma, demonstra a consolidação deste que é o maior evento de triatlo da América Latina.Ainda perseguimos o titulo brasileiro no masculino, que está cada vez mais próximo", destacou.

Quarto profissional a completar a natação, com o tempo de 49min29s o tricampeão Eduardo Sturla parece não ter sentido o desgaste e o pouco tempo de recuperação desde sua última prova, o Ironman da África do Sul , em abril. O triatleta assumiu a ponta no ciclismo e passou a brigar pela ponta com seu compatriota Oscar Galindez, também detentor de três títulos na prova, e o brasileiro Guilherme Manocchio, do Paraná .

Ao final dos 180 quilômetros de ciclismo, Eduardo Sturla manteve a ponta, saindo para o trecho final, 42,1km de corrida, com mais de cinco minutos de vantagem para Manocchio, que tomou o segundo lugar de Galindez. Cris MacDonald, foi o terceiro a iniciar a corrida, 10min56s atrás do líder. Ezequiel Morales (ARG), e o brasileiro Santiago Ascenço completaram a lista de cinco melhores no ciclismo.

Na corrida, o que se viu foi uma briga incrível. De um lado, Sturla tentando vencer o cansaço em razão do grande esforço. Do outro, Guilherme Manocchio buscando o adversário e a primeira vitória nacional no evento. Apesar do grande esforço do brasileiro, que chegou a reduzir a diferença de cinco minutos para apenas 25 segundos, no final valeu a grande experiência e técnica do argentino, que garantiu seu quarto título e se tornou o maior vencedor do Ironman Brasil .

"Isto aqui é algo incrível. Não poderia imaginar que conseguiria, mas é um prêmio por todo o sacrifício que fiz. Para você conseguir algo diferente precisa fazer algo diferente. Por isso treinei mais. Estava muito cansado e pensei que não fosse chegar. De qualquer forma, estou feliz por entrar para a história da competição, pois não é fácil ganhar quatro vezes uma competição como esta", afirmou Sturla.

Ao lado do tetracampeão, o brasileiro Guilherme Manocchio também não escondia a emoção. Sétimo colocado no ano passado, ele veio este ano para melhorar sua participação e quase quebra a hegemonia estrangeira na disputa masculina do Ironman Brasil .

"Treinei cinco meses, especialmente o ciclismo, pois tinha sido minha deficiência. Isso rendeu muito e consegui sair em segundo na corrida, onde me sinto mais à vontade. Tentei forçar nos últimos quilômetros, mas sofri muito com dores. Foi uma das maiores alegrias da minha vida", afirmou o Curitiba Manocchio, de 28 anos.

Feminino

Entre as mulheres, a norte-americana Amy Marsh dominou praticamente de ponta a ponta. Ela saiu da água em terceiro, atrás de Zelenkova e Biscay, mas com cerca de seis minutos de ciclismo assumiu a ponta para não deixar escapar a vitória .

"Foi uma prova bastante dura e o que foi determinante foi o ciclismo, já que não sai bem da água. Adorei estar aqui, pois o público te apoia o tempo todo e não para de gritar. Eu quis participar no ano passado, mas perdi o prazo de inscrição. Por isso, este ano fiz em dezembro de 2010", explicou a campeã.

A brasileira Ariane não mediu esforços para este terceiro lugar. Tanto assim, que terminou a prova com muitas dores e teve de ser atendida pelos médicos da prova.

"Cheguei bem mal, fruto do esforço. Fiz uma preparação forte para a prova e esperava chegar entre as três. Mantive a concentração o tempo todo e acabei fazendo minha melhor maratona. Estou bastante feliz com o resultado", disse a terceira colocada, que começou a praticar triatlo em 2005 e já completou cinco Ironman.

Os melhores entre os profissionais foram os seguintes

Masculino - 1) Eduardo Sturla (ARG), 8h15min03seg; 2) Guilherme Manocchio (BRA), 8h17min20seg; 3) Ezequiel Morales (ARG), 8h21min40seg; 4) Santiago Ascenço (BRA), 8h26min15seg; 5) Chris Mcdonald (AUS), 8h26min24seg ;
Feminino - 1) Amy Marsh (EUA), 9h09min39seg; 2) Lucie Zelenkova (CZE), 9h16min14seg; 4) Hillary Biscay (EUA), 9h35min05seg; 5) Fernanda Keller (BRA), 9h49min54seg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário