segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Paulistas dominam o Sesc Caiobá


Fonte: Gazeta do Povo - Felipe Lessa


No masculino, Fábio Carvalho supera Juraci Moreira, favorito e pentacampeão da prova. Entre as mulheres, vitória ficou com a experiente Mariana OhataPublicado em 16/02/2009Matinhos - Vitória paulista na 21ª edição do Sesc Triathlon Caiobá. No masculino, Fábio Carvalho, de 29 anos, ficou em primeiro. Em segundo, o também paulista Bruno Matheus, 22, seguido por uma das promessas paranaenses, João Alfredo Morgado, 20.
Nos 1,5 km de natação, além dos 40 km de ciclismo, predominou o equilíbrio entre os atletas do bloco de elite. Com isso, foram fundamentais o preparo físico e o fôlego para decidir a prova nos 10 km de corrida.
Fábio Carvalho surpreendeu a todos os que acompanharam o evento, ocorrido na manhã de ontem no litoral do Paraná. Os olhares estavam focados no paranaense Juraci Moreira, 29, seu parceiro de seleção brasileira na conquista do Mundialito de Fast Triathlon (1/2) e cinco vezes campeão do Sesc Triathlon Caiobá.
“Como o Juraci é daqui e já venceu várias vezes o torneio, pensavam que ele levaria. Mas entre os atletas, todos sabiam que eu poderia chegar em primeiro”, conta Fábio sobre o favoritismo do paranaense em casa.
No final da corrida, a briga de Fábio foi com outro paulista. Bruno Carvalho ficou apenas três segundos atrás do vencedor. “Vim sem compromisso, muito tranquilo, pois estava cansado. Participei de duas provas dificílimas recentemente. Na hora em que vi que poderia vencer, puxei fôlego do fundo do baú e parti para cima, ultrapassando o adversário. Foi uma satisfação muito grande”, ressalta o vencedor.
Carvalho fechou a prova com o tempo de 1 hora 52 minutos e 36 segundos. Juraci Moreira terminou a prova na sétima posição. “Nadei e pedalei bem. Porém, por volta do quarto quilômetro da corrida, eu senti uma lesão. Foi aí que comecei a perder posições”, lamenta o paranaense.
Já o mais jovem triatleta a disputar a categoria Elite do torneio, Leonardo Ariello, de 19 anos, chegou em 11º. “Foi uma experiência boa. A tendência é com o tempo enfocar no que pode ser melhorado e ir ganhando posições”, diz o caçula, que afirma estar recebendo apoio de atletas mais experientes como Juraci Moreira.
No feminino, Mariana Ohata, 30 anos, chegou na primeira posição. Seu tempo foi de 2 horas 7 minutos e 36 segundos. Em seguida, a também paulista Vanessa Gianinni, 25. A terceira colocação ficou com a catarinense Gisele Rodrigues Bertucci, 28. Mariana afirma que vencer a prova foi uma questão de superação. Devido a duas lesões, ela ficou dois meses sem poder treinar ciclismo e corrida. “Até por isso, a natação foi o meu ponto forte. Valeu a pena o esforço, pois tenho consciência de que na corrida e no ciclismo fiz uma prova moderada”, conta Mariana, que agora dedicará esforços para a disputa do Iron Man, em Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário