sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dicas de preparo para a sua bike no Ironman

Fonte: Ativo.com por Igor Lagüens - Data: 7/5/2010

Em maio o ativo respira Ironman. Desta vez, o colunista de Ciclismo especialista em bike fit, Igor Lagüens, dá algumas dicas para os triatletas e suas bikes
A hora está chegando e faltam apenas algumas semanas para um dos eventos mais esperados para qualquer atleta que, mesmo que não pratique, acompanha o esporte.
Vem aí o Ironman Brasil 2010, que faz parte de uma das 26 seletivas, divididas entre Europa, Ásia, Oceania, África e as Américas, que selecionarão, por meio dos tempos dos atletas, os representantes para a grande final no Havaí.
É muito difícil completar um Ironman, afinal, depois de pedalar os 180 km, o atleta ainda deve correr uma maratona, e para quem jácorreu alguma vez na vida, sabe que não é assim tão fácil.
Por isso, cada detalhe fará a diferença. Confira algumas dicas para o seu pedal durante o Ironman:
- Faça uma revisão geral na sua bike pelo menos 2 semanas antes do evento, desmonte tudo e monte de novo.
- Caso tenha rodas de perfil alto ou mais leves use-as, pois imagine carregando peso a mais durante o percurso inteiro, desnecessário não é? As rodas altas são mais aerodinâmicas, farão você se esforçar menos e aumentar a média horária.
- Confira se os pneus estão em boas condições. Também correntes, sapatas de freio e pedais.
- Tenha o seu bike fit em dia e não mexa em mais nada na bike, não troque nenhuma peça a não ser que seja por uma igual.
- No dia: alinhe sua bike com antecedência, monte uma bolsa com tudo o que vai usar no pedal, faça uma lista e leve com você para não esquecer nada, como: óculos, sapatilha, bermuda, top ou camisa, garrafas com isotônico ou água, comida para durante o pedal e capacete que pode ser o normal ou o “gota”.
A diferença entre os dois capacetes está na aerodinâmica, na qual o gota permite uma maior aerodinâmica, porém, tem menos ventilação do que um capacete top de linha.
São 2 voltas de 90 km, você já treinou bastante e sabe que é somente uma etapa da prova. Não se prenda na velocidade nem como os outros passam ao seu lado com aquelas bikes e rodas lindas... pense em você e na sua pedalada, deixe-a fluir! Foque na sua cadência e preocupe-se com a hidratação e alimentação que são mais fáceis de serem feitas e vão te segurar no começo da corrida.
Boa Sorte e faça exatamente aquilo que treinou! Lembre-se que vai “doer” de qualquer jeito portanto não desista, faça força e saia inteiro para a sua corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário