terça-feira, 9 de março de 2010

Sábado é dia de Pedalada Pelada.

Fonte: Jornal Destak

Nu é como o ciclista se sente em comparação com os motoristas, que têm proteção física e do Estado Sim, os puritanos de plantão que me perdoem, mas sábado é dia de gritar: "Você aí parado, vem pedalar pelado!".


O World Naked Bike Ride (WNBR) é uma manifestação que ocorre no mundo inteiro, em que ciclistas protestam contra toda a violência no trânsito, pedalando nus.

O WNBR começou em 2002, em Zaragoza, e hoje ocorre em mais de 200 cidades ao redor do mundo. Há duas datas sugeridas: 12 de junho no Hemisfério Norte e 13 de março no Sul.

É um evento que simplesmente acontece, não há necessidade de organização. Basta aparecer às 14h na praça do Ciclista, no dia 13, e sair pedalando.

Pode parecer algo chocante, mas aqueles que pedalam todos os dias nos centros urbanos conseguem compreender e apoiar mais facilmente o protesto. Obsceno não é pedalar pelado, é deixar de pedalar por medo.

Pedalar em São Paulo é contar única e exclusivamente com a boa vontade dos motoristas em respeitar ou não a vida alheia. Isso não vale só para a bicicleta - jamais nos esqueçamos dos pedestres, as maiores vítimas.

No Brasil, são 35 mil mortos pelo trânsito, mais vítimas do que o Iraque em guerra. É contra essa guerra que a massa se manifesta. Contra a "carrocracia" que nos é imposta goela abaixo, sem que nos seja dada alternativa.

Também há o protesto contra a hipocrisia dos falsos moralistas que condenam a nudez de protesto, mas acham normal a erotização feminina para vender carro ou cerveja.

Mas por que nu? Porque nu é como nos sentimos se nos compararem aos privilegiados motoristas que têm todo tipo de proteção (física e do Estado) para poder se locomover em segurança pelas vias urbanas.

Vamos nus para chamar atenção para nossas ideias, usamos nossos corpos como outdoors, pois todas as mensagens neles contidas serão captadas pelos olhares direcionados a nós.

Mas também tem um lado lúdico: a nudez demonstra o quanto a bicicleta pode nos proporcionar liberdade, sem a necessidade de vestimentas para esconder nossos defeitos, libertando-nos da ditadura da beleza, dos corpos perfeitos.

Ser belo é ser normal. Portanto, no sabadão, mais uma vez pegue sua magrela e vá pedalar.

Vá "o quão nu você ousar", mas, se você é daqueles que acham isso obsceno, melhor ficar trancado em casa. Ah, também não ligue a TV, mesmo que seja para assistir à novela, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário