quarta-feira, 8 de abril de 2009

NUTRINDO UMA BOA FORMA FÍSICA

Vanessa Pimentel
Nutricionista CRN3 22439
Especialista em Obesidade e Fisiologia do Exercício- UNIFESP
Especialista em Nutrição Esportiva- FEFISA
Contato: 34227864; vanpimentel@hotmail.com

Entende-se como boa forma física a “habilidade de realizar diariamente tarefas com vigor e vivacidade, sem fadiga excessiva e com bastante energia para desfrutar das atividades nas horas de lazer e encontrar imprevistos de emergência”. Um bom estado físico aumenta a resistência cardiovascular, a força muscular, o vigor, e a flexibilidade dos músculos e articulação em toda a série de um movimento.

A boa forma Física e a nutrição estão intimamente relacionadas. Uma dieta adequada combinada ao exercício físico tem sido bem reconhecida para construir e manter o vigor.

Estar em boa forma física ajuda a alcançar uma boa administração do peso.Um corpo que está fisicamente em boa forma utiliza mais calorias, isto porque os músculos requerem mais energia para serem mantidos do que o tecido adiposo.

Todas as pessoas, seja atleta ou não, são beneficiadas com uma dieta que contenha uma grande variedade de alimentos para assegurar um consumo adequado de nutrientes. As necessidades energéticas dependem da porcentagem presente no corpo de tecido magro e do nível e duração da atividade realizada. O controle do peso e uma massa muscular aumentada podem ser atingidos com exercícios padrão e com uma dieta cuidadosamente ajustada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário