quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vídeo Palestra sobre a Maratona do IronMan

Galera, o vídeo abaixo é uma palestra ministrada pela treinadora Silvana Cole para a Corpore. Aborda a Maratona no IronMan, é muito interessante.

O link para o vídeo é:

http://www.corpore.org.br/videos/2008/08092008_ironman/ironman_player.asp

Esteróides Anabolizantes e seus efeitos

BODY & CIA - Assessoria Desportiva

 

Esteróides Anabolizantes e seus efeitos

 

Definição

 

Os esteróides anabolizantes mais conhecidos apenas com o nome de anabolizantes, são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona fabricada pelos testículos. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit.

 

Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física. Segundo especialistas, o problema do abuso dessas drogas não está com o atleta consagrado, mas com aquela "pessoa pequena que é infeliz em ser pequena". Esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas à saúde.

 

Os esteróides anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções e seu uso ilícito pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico. Freqüentemente, combinam diferentes esteróides entre si para aumentar a sua efetividade. Outra forma de uso dessas drogas, é toma-las durante 6 a 12 semanas, ou mais e depois parar por várias semanas e recomeçar novamente.

 

No Brasil não se tem estimativa deste uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade e em geral é do sexo masculino.

 

Nos USA, em 1994, mais de um milhão de jovens já tinham feito uso de esteróides anabolizantes.

No comércio brasileiro, os principais medicamentos à base dessas drogas e utilizados com fins ilícitos são: Androxon® Durateston®, Deca-Durabolin®. Porém, além desses, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias. Muitas das substâncias vendidas como anabolizantes são falsificadas e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, ou misturadas a outras drogas.

 

Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários à base de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia sobre os riscos do uso em humanos.

  

Efeitos adversos

 

Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides anabolizantes são: tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sangüínea, DHL baixo (a forma boa do colesterol), icterícia e tumores no fígado. Além desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas e contaminar-se com o vírus da Aids ou hepatite.

 

Outros efeitos

 

Além dos efeitos mencionados, outros também graves podem ocorrer:

 

No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozóides é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata.

Na mulher: crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa, diminuição de seios.

 

No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.

O abuso de anabolizantes pode causar ainda uma variação de humor incluindo agressividade e raiva incontroláveis que podem levar a episódios violentos. Esses efeitos são associados ao número de doses semanais utilizadas pelos usuários.

 

Usuários, freqüentemente, tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Um sintoma de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.

 

Ainda podem experimentar um ciúme patológico, extrema irritabilidade, ilusões, podendo ter uma distorção de julgamento em relação a sentimentos de invencibilidade, distração, confusão mental e esquecimentos.

Atletas, treinadores físicos e mesmo médicos relatam que os anabolizantes aumentam significantemente a massa muscular, força e resistência. Apesar dessas afirmações, até o momento não existe nenhum estudo científico que comprove que essas drogas melhoram a capacidade cardiovascular, agilidade, destreza ou performance física.

 

Devido a todos esses efeitos o Comitê Olímpico Internacional colocou 20 esteróides anabolizantes e compostos relacionados a eles, como drogas banidas, ficando o atleta que fizer uso deles sujeito a duras penas.

 

Os principais esteróides anabolizantes são: oximetolona, metandriol, donazol, fluoximetil testosterona, mesterolona, metil testosterona, sendo os mais utilizados no Brasil a Testosterona e Nandrolona.

 

www.bodycia.com.br



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ultramaratona do Rio de Janeiro

Se você estava em busca de um grande desafio, chegou a hora!!
Uma prova de 24 horas disputada no Rio de Janeiro!!

Veja as informações e garanta sua inscrição!!
Data: 29 de novembro
Local: Pista de Atletismo da Escola Naval na Cidade do Rio de Janeiro
Premiação: Premiação em dinheiro aos primeiros colocados.
Camiseta e medalha para todos os participantes.
Premiação para Faixas Etárias

Durante as 24 horas de prova, a organização oferecerá toda a estrutura necessária para segurança e conforto dos atletas, contando inclusive com local para montagem de tendas, tendas médicas e de fisioterapia e 3 refeições além de água, isotônico, energético e frutas.Para mais informações e inscrições clique aqui

Inscrições limitadas!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Para proteger a pele do corredor

BODY & CIA - Assessoria Esportiva

 

www.bodycia.com.br


A neuróloga Tâmara Mazaracki fala dos alimentos que combatem o envelhecimento precoce da pele e doenças, como câncer, em atletas que frequentemente ficam expostos à radiação solar

 

Por Tâmara Mazaracki*

A corrida é uma actividade exercida ao ar livre. O atleta fica exposto à acção do vento, da salinidade – quando corre a beira-mar – e das intempéries. Para minimizar a acção dos raios ultravioleta e manter a pele saudável, alguns cuidados indispensáveis devem ser tomados, como o uso de filtro solar, óculos escuros e boné.

A alimentação e hidratação adequadas também são importantes, porque a pele desidratada e desprovida de antioxidantes fica mais susceptível ao ressecamento e a outros danos causados por condições climáticas adversas, como pela acção da radiação solar, que acelera o envelhecimento. Existem diversos alimentos que podem ajudar na proteção da pele. O efeito fotoprotetor deve-se ao alto teor de antioxidantes diversos, que previnem a formação de câncer de pele, reduzem a espessura cutânea, evitam o ressecamento e a desidratação causados pela exposição repetida aos raios solares e ao vento.

Há mais de 600 pigmentos carotenóides encontrados em frutas e vegetais de cor verde-escura, vermelha, laranja e amarela. Esses pigmentos – alfacaroteno, betacaroteno, licopeno, luteína, zeaxantina – são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar, e nós também podemos nos beneficiar da ação antioxidante e protetora do DNA celular. Os alimentos mais recomendados são: abóbora, cenoura, manga, mamão, tomate, goiaba, brócolis, agrião e pimentão.

O chá verde, extraído da planta Camellia sinensis, tem propriedades antioxidantes notáveis e efeito benéfico à saúde, além de ser rico em compostos fenólicos, os polifenóis e catequinas, que também contribuem para a fotoproteção. O ideal é consumir duas xícaras do chá diariamente, de preferência feito na hora, para maior concentração de polifenóis.

O cacau é uma das frutas mais ricas em polifenóis. A ingestão regular do delicioso cacau em pó, matéria-prima do chocolate, promove a fotoproteção e manutenção da saúde da pele, porque estimula a micro-circulação e aumenta o fluxo sanguíneo da pele, além e nutrir e hidratar a epiderme. Como resultado, a pele fica mais espessa e resistente.

O cacau possui também ação antiinflamatória que reduz a vermelhidão da pele queimada pelo sol. Devido ao seu altíssimo teor de polifenóis, ainda maior do que o encontrado no chá verde, o cacau é considerado um dos alimentos com maior potencial antioxidante, capaz de neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB, proteger a pele contra o envelhecimento precoce e contra o câncer causado pelo sol. O seu efeito benéfico é tão eficaz que actualmente existem inúmeros cosméticos à base de chocolate, tanto para a pele quanto os cabelos. Os mais indicados são as versões escuras do produto, de chocolate amargo e meio amargo, ou então o cacau em pó, que pode ser misturado em sucos e vitaminas.

A pele desidratada é resultado de pele áspera, seca e envelhecida. Em estações mais quentes, procure ingerir, além da água mineral, água de coco e suco de frutas, que vão ajudar na hidratação do seu corpo e de sua pele, além de conter vitaminas e minerais com acção antioxidante.

Evite tomar refrigerante, pois contém muito açúcar, sódio e substâncias químicas nocivas. Em contrapartida, frutas cítricas, como laranja, maracujá, acerola, cajú e morango são ótimas fontes de bioflavanóides e vitamina C, que ajudam na preservação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade do tecido cutâneo.

Já a vitamina E encontra-se no azeite de oliva, germe de trigo, ovo, carnes escuras, abacate, manga, amêndoa, avelã, castanha-do-pará, amendoim, trigo, arroz, aspargos e pepino.

Além das vitaminas C e E, que aliviam o stress causado à pele pelo sol, o ácido fólico desempenha importantíssimo papel na protecção cutânea, e pode ser encontrado em folhas verde-escuras, como espinafre, couve, agrião e rúcula, por exemplo, além de estar presente em outros alimentos, como melão, melancia, leite, salmão e levedo de cerveja.

Vale a pena investir na combinação desses alimentos para proteger a sua pele, que estará exposta à radiação solar e ao frio durante o treinamento e as provas de rua. Aproveite ao máximo as vantagens antioxidantes de cada um deles.

* Tamara Mazaracki é nutróloga, especialista em medicina ortomolecular e membro da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).

Bons treinos! Prof. Claudio Bolanho



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fernanda Keller foi 36ª no Hawai

Fonte: http://www.ironmanlive.com/


Com o tempo de 10:43:16, Fernanda Keller completou na 36ª posição a sua 22ª participação consecutiva.

Parciais:
SWIN: 1:03:21
BIKE: 5:44:37
RUN: 3:48:20

Aos 45 anos, Fernanda Keller vai para seu 22º Ironman do Havaí consecutivo


Fonte: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Carioca é a única atleta sul-americana na categoria elite feminina.

Única sul-americana classificada na categoria elite profissional feminina, Fernanda Keller, aos 45 anos, participará neste sábado de mais um Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí. Esta será a 22ª participação consecutiva da triatleta, feito jamais alcançado por outra atleta no mundo. O Ironman do Havaí é a mais tradicional competição de triatlo do mundo. É disputado sempre na primeira lua cheia de outubro, em Kailua-Kona. São 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Fernanda Keller, que venceu neste ano o Ironman Brasil, em Florianópolis, promete fazer uma excelente prova. - Sempre entro numa competição disposta a superar todas as adversidades. Esse será mais um grande dia na minha carreira, e. estou pronta para mais um desafio, afirmou a triatleta, que já foi seis vezes medalha de bronze no Ironman do Havaí.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Corrida do Shopping Aricanduva 09 Km.


Assessoria Fábio Brito convida:


Domingo dia 12-10 a partir das 08:00 acontece mais um evento esportivo do circuito corpore. Desta vez na Zona Leste S.P., largada dentro do estacionamento do Shopping Aricanduva, na Avenida Aricanduva.


Como Sempre nossa equipe estará presente, e convidamos nossos alunos e amigos para participarem desse maravilhoso evento esportivo, serão 09 km pelas ruas da Zona Leste, venha e prestigie esse evento conosco.


Alongamento na tenda a partir das 07:20 hs.


Coach Fábio Brito.




Contato (011) 7149-9979 (011) 9530-2695

domingo, 5 de outubro de 2008

Transporte de bicicleta no carro requer cuidados

Prática, saudável para o usuário e não poluente. Essas são algumas das vantagens da bicicleta, bike ou “magrela”, como muitos preferem denominá-la. Seja como um esporte ou apenas lazer, ela está presente na vida de muitos brasileiros adeptos da pedalada. Mesmo os que possuem automóveis não abrem mão de carregá-la.



A escolha do suporte para transportar a bicicleta no carro deve levar em consideração o uso e a praticidade. Além disso, precisa ser feita de forma segura para evitar acidentes e multas no trânsito. Renato Pereira, 28 anos, ciclista especializado na categoria cross country, dá uma dica importante: “O essencial é comprar um suporte em locais especializados neste seguimento. Estas empresas mais conceituadas fazem testes de vibração, velocidade e impacto nas estradas. Há marcas que oferecem preços razoáveis e bem acessíveis, mas não garantem muita segurança para o usuário”, diz.
De acordo com Pereira, outro detalhe fundamental é em relação à fixação do suporte. “Todos os modelos vêm com informações que devem ser seguidas. O que está no manual de instruções deve ser realizado. Não é exagero. Às vezes, não usar uma fita ou presilha por achar que não é necessário pode provocar algum acidente. É importante ler com atenção e cumprir as regras”, alerta ele, que pedala há 14 anos e leva a “magrela” para diversos campeonatos.
Tipos de suporteOs equipamentos são divididos em dois tipos: os de teto e os traseiros. Estes são colocados de forma perpendicular e há a necessidade de um rack, que se não vier original de fábrica, pode ser instalado na concessionária ou em lojas especializadas. Entretanto, se for sugerido que a lataria do carro seja furada para prender o acessório, fique atento. A prática não é recomendada pelas montadoras.
Os suportes traseiros podem ser de colocados na caçamba das caminhonetes, na tampa traseira, acoplado ao engate, dentro do porta-malas e fixado no estepe. Por isso, é bom avaliar o tipo mais adequado para o veículo, como também a quantidade de bicicletas que irá transportar – geralmente quatro é o máximo.
Elpidio Dutra, 48 anos, revendedor de uma marca sueca, explica que os preços variam bastante. Os valores vão de R$ 253 até R$ 2.415. “Aconselho o suporte de teto, pois oferece segurança para a bicicleta. Mas antes, pergunto ao cliente se ele mora em prédio ou em casa onde a altura da garagem é baixa, pois neste caso é ideal que se compre o tipo traseiro. Isso evita a retirada da bike antes guardar o carro ou acidente, como arrancar o teto do carro”, conta.
O que diz a leiÉ a Resolução nº. 549/79 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamenta o transporte de bicicletas na parte posterior externa e sobre o teto dos veículos de transporte de passageiros e misto. Ela determina que a bicicleta seja fixada à estrutura do veículo por dispositivo apropriado, de forma a não atentar contra a segurança do veículo e do trânsito. Além disso, não deve exceder à largura do veículo, nem impedir a visibilidade do condutor através do seu vidro traseiro, nem obstruir as luzes do veículo. O advogado Marcelo Araújo, professor de Direito do Trânsito do Centro Universitário de Curitiba/PR, diz que apesar da Resolução nº. 197 levar em conta o engate apenas para o reboque de carretinhas, é permitido o uso deste para acoplamento do suporte de bicicleta, pois é um equipamento apropriado. Araújo chama atenção para o cumprimento de outras leis como a velocidade máxima permitida para veículos com carga e as condições de legibilidade e visibilidade da placa de identificação, que podem ser encontradas no Código de Trânsito Brasileiro.

O que comer após acordar...

BODY & CIA - Assessoria Esportiva

Prof. Claudio Bolanho / www.bodycia.com.br

O tempo ideal para que uma refeição seja digerida é aproximadamente de 2 a 4 horas, porém atletas e esportistas sempre se encontram na situação de treinar imediatamente após acordar. O jejum é totalmente contra indicado nesse momento, porém o recomendado é não iniciar um treino com o estômago muito cheio.

Dessa forma, é importante escolher alimentos que sejam fontes de nutrientes que forneçam carboidratos (hidratos de carbono), e com isso, energia: pão, biscoito ou bolo simples, barras de cereais, géis de carboidratos e frutas. Além disso, deve-se e dispensar os nutrientes que "pesam" no estômago como as proteínas (leite e queijo) e as gorduras em geral.

Os alimentos ricos em fibras, como cereais fibrosos e algumas frutas como laranja com bagaço e abacaxi não são recomendados nesse momento, pois podem causar desconforto gastrintestinal.
 A quantidade de carboidrato indicada para ser ingerida antes do treino é de 25 a 30g.

Na tabela abaixo seguem alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos e suas respectivas quantidades:

Exemplos de lanches rápidos (escolha apenas 1 opção):
      

  Bolo simples (1 fatia média)
      

  Suco de fruta (1 copo cheio) + Bolo simples ( 1 fatia pequena)
      

  Barra de cereal + Suco de fruta (1 copo cheio)
      

  Pão de forma (1 fatia) + Geléia de frutas ( 1 colher de sobremesa)
      

  Mamão papaia (1/2 unidade) + Bolacha de água e sal (3 unidades)
      

  Banana prata (1 unidade) + Aveia (2 colheres de sopa)
      

  Biscoito maisena (3 unidades) + Geléia de frutas (1 colher de sobremesa)
      

  Carboidrato em gel;

 

*Não esqueça tabém de fazer uma pré-hidratação antes de começar a atividade de 300 a 500 ml de água, divididos em quatro tomadas. Tome a primeira dose uma hora antes e as outras com intervalos de 15 minutos. Durante tome de 200 ml a 300 ml a cada 20 minutos. Cuidado para não exagerar. Afinal, é necessário respeitar a velocidade de esvaziamento do líquido no estômago.

 

www.bodycia.com.br



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Treino na Serra

Aos amigos e amantes de Corrida e Triathlon nós da Assessoria Fabio Brito junto com a Triatividade convidamos todos para o treino na Serra (Estrada Velha de Santos).
Sábado dia 04-10-2008, a partir das 07 da manhã, ponto de encontro no Bar Flutuante, não esqueça os materiais de treino obrigatório, protetor solar e carteira do convênio, capacete, chaves L, câmera reserva, bomba de ar,roupa de borracha .
Aguardo a presença de todos!
Coach Brito.


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.